O Homus ou Hummus, numa versão vegana e sem Tahine. Muito fácil de fazer e como sempre “gostoso de comer”.
É uma pastinha que vai bem com quase tudo, até na sua refeição diária, e conserva-se bem na geladeira.

Pastinha vegana para passar no pão. Homus

Ingredientes
2 xícaras de grão-de-bico seco
3 dentes de alho bem socados
Sal a gosto
2 colheres de sopa de gergelim
Suco de 2 limões pequenos ou 1 grande
Azeite de oliva

Preparo
Deixar o grão-de-bico de molho em água abundante, de véspera, retirando a película que recobre os grãos, para facilitar a digestão.
Cozinhar até ficar macio, em média 20 a 25 minutos na panela de pressão.
Reserve um pouco da água do cozimento.

Escorrer toda a água e, processá-lo usando o liquidificador, o processador ou o moedor até obter uma pasta fina e homogênea.

Se ainda estiver grossa, adicionar um pouco da água do cozimento que eu te falei para reservar…

Separadamente, bata o gergelim no liquidificador com  o suco de limão e o sal, até ficar homogêneo.
Juntar essa mistura à pasta de grão-de-bico e misturar bem.
Você pode cobrir a pasta com azeite, salsa, e alguns grãos inteiros do grão de bico.